O pessoal X o profissional

Costumo dizer que comecei fazendo o caminho contrário da maioria dos profissionais da fotografia. Quando eu brincava por aí com uma câmera amadora, minhas amigas diziam: “Vc tem que ser fotógrafa!”. Foi a partir dos outros que começou a me despertar o desejo, e deu aquele click em minha mente: “Pq não!?”. Em festas, encontros, passeios, eu era sempre a responsável pelos registros, mesmo com uma Sony H-50 em mãos. E foram elas que me estimularam a começar a estudar e enfim procurar meu primeiro curso. Não posso deixar de citar tb meu marido, o maior incentivador!

E então, quando me profissionalizei, elas foram minhas primeiras clientes. E desde hoje meu trabalho é assim, propaganda no “boca a boca”. Uma indica pra outra, que indico pro outro, e por aí vai… Começaram a surgir contato de pessoas que eu não conhecia, clientes “de verdade”. Falo “de verdade” pq quando estamos entre amigos, ficamos mais à vontade, tranquilas, a vibe é diferente. E quando outros começaram a aparecer, veio uma grande questão: Como dividir o pessoal do profissional?!

Sou uma pessoa com pensamentos e opiniões que nadam contra a maré da maioria.  Sou ativista do parto natural humanizado, enquanto no Brasil 90% das mulheres da rede privada de saúde, fazem cesariana. Sou atéia, em um país com pouca tolerância religiosa. Sigo uma linha de criação diferente e alternativa com os filhos, qdo levantamos temas como palmadas, vacinas, rotina, babás, alimentação, etc… E qdo um cliente te adiciona em uma rede social, é uma sinuca de bico! Ele terá acesso à Mari mãe/mulher e não somente à profissional. E uma coisa pode interferir a outra. Por isso sempre busquei separar as duas coisas. Mas nos tempos tecnológicos hoje em dia, é praticamente impossível! E as coisas voltam a se misturar.

Confesso não ser fácil para mim ir fotografar uma festa de 1 ano, com o aniversariante comendo batata-frita, guaraná e coxinha frita. Me dói a alma. Mas procuro ser o mais profissional possível e esquecer de minhas convicções. Quando vou fotografar uma gestante, e ela me diz: “Meu filho vai nascer dia ‘x’, vc pode fotografar!?” É preciso tato para explicar que não fotografo cesarianas eletivas. E quando me pedem orçamentos para ensaio “Smash the Cake”. Sutilmente sugiro um “Smash the Fruit” pois vai contra minha verdade dar açúcar puro para um bebê.

Essa separação da mãe e mulher que sou, da profissional, é um desafio. Para que do outro lado ninguém se sinta diminuída ou discriminada, mas ao mesmo tempo não me permito ir contra minha verdade. E é aí que precisamos ter jogo de cintura, cuidado com as palavras e manter uma postura profissional. Felizmente, muitas vezes a identificação é tão grande, os dois lados se encontram, que há clientes que viram amigas. E esse é um dos grandes sabores da profissão! Não ter só amigas-clientes, mas clientes que viraram amigas.

No final das contas, concluo que as pessoas são diferentes e como tal, há uma palavra que é a chave de tudo: respeito. Quando há respeito sobre as escolhas de cada um, há paz, harmonia e os dois lados- o profissional e pessoal, podem andar juntos lado a lado. Cada um, é um universo e se manter neutro às questões alheias, pode ser o segredo do sucesso.

Imagem
Imagem: Giovanna. Filha da Carlinha, amiga que virou cliente. Hoje à tarde faremos o ensaio de 2014!
Imagem
Imagem: Kathleen amamentando Pedro Bernardo. Minha primeira cliente que virou amiga!

“Você é aquilo que ninguém vê. Uma coleção de histórias, estórias, memórias, dores, delícias, pecados, bondades, tragédias, sucessos, sentimentos e pensamentos. Se definir é se limitar. Você é um eterno parênteses em aberto, enquanto sua eternidade durar.”

 

 

2 thoughts on “O pessoal X o profissional

  1. O minha musa inspiradora de tantas ideias!!!! Como sou feliz por ter te conhecido e poder estar presente no teu universo! Amiga mais do que especial, que me trouxe tantas novas possibilidades e aberturas de horizontes diferentes para minha vida! Obrigada por sermos amigas! Obrigada por me permitir fazer parte da tua história e parabéns por todo o sucesso que tens e ainda virá! bjks e amei o post!!!!<3<3<3

  2. Aline Da Silva

    Mari, corrige ali a frase “Sou ativista do parto natural humanizado, enquanto no Brasil 90% das mulheres da rede pública fazem cesariana”… seria rede PRIVADA, não? Só pra deixar a informação corretinha, rs.
    No mais, admiro muito sua fotografia e também vc como pessoa (amo seu blog mamãe polvo). E um dia, quem sabe, terei dindin pra fazer um ensaio com vc da minha fofolete que nasceu há pouco tempo, Melina.
    Beijo grande.

Leave a comment