O começo de tudo…

Um blog de fotografia é um projeto que venho martelando em minha cabeça há algum tempo. Eu vivo fotografia, respiro fotografia, ela mora em mim, isso é um fato. Há 2 anos fotografando profissionalmente, sinto que tenho muito a dividir, compartilhar e tb aprender, é claro.  Muitos aspirantes a fotógrafos, vem até mim pedir dicas, sugestões  e uma frase feita que sempre digo, porém extremamente verdadeira é: “Nunca deixe de estudar.” Mas quando falo estudar, significa olhar para si, pesquisar seu interior, fazer auto avaliações, e até se perguntar onde se quer chegar. Partindo desse princípio, acho que aprender fotografia vai muito além dos livros e teorias. É preciso ter a mente e coração abertos, para encontrar a sua própria arte, autêntica e visceral. E para isso, é preciso inspiração, coisa que não vem de uma hora pra outra, precisamos exercitar.

Música me inspira. Filmes me inspiram. Ler histórias me inspira. Pessoas em geral me inspiram. É algo muito particular e individual de cada um, essa sou eu. Uma coisa que decidi desde meu primeiro trabalho profissional, é que somente faria o que me dá prazer. Se não fosse assim, eu me sentiria violentando a mim mesma. E exatamente por isso escolhi trabalhar com o que amo: o mundo materno. Grávidas, partos, bebês, crianças… esta é minha vida, este é meu clube. Fotografar com frescor no coração, com aquele entusiasmo típico de iniciantes (que de fato sou), o frio na barriga que não pode faltar jamais, pois sem ele, nada faz sentido.

Há 2 anos, busco meu estilo, naturalmente. É tentando, errando e acertando que vou atrás da minha verdade, sendo fiel a meus sentimentos, tentando imprimir minha personalidade em cada registro. Aos poucos, vou vendo um sonho se tornar realidade, que é ter a possibilidade de viver da minha cultura, pois a fotografia nada mais é do que o reflexo de sua história, contada através da luz. E para isso, é preciso estar sempre se reciclando, olhando para o lado de dentro, mas do lado de fora (ô tarefa difícil!) e se redescobrindo.

Neste blog que nasce, pretendo contar um pouco de minhas aventuras como fotógrafa, expressando sentimentos, embora tentando preservar ao máximo os envolvidos. Estou em contato direto com diversos núcleos familiares e discrição é uma palavra de ordem na minha postura como profissional. Mas por trás de uma fotógrafa “invisível” como muitas vezes procuro ser para conseguir os cliques mais espontâneos possíveis, há uma mulher, mãe comprometida com a maternagem, ativista do parto natural, entusiasta da escrita, com certezas, convicções, opiniões que remam contra a maré, que devem ser expostas de uma maneira clara, mesmo que leve e sutil.

Volto a dizer que fotografar vai além de técnicas, embora elas sejam fundamentais e indispensáveis, não abro mão. Mas tb é necessário colocar na frente das lentes, um pouco de seu corpo, alma e coração. “Entrega” define o tipo de fotografia que escolhi pra mim. E neste quesito, minha consciência está cristalina. Lealdade à minha personalidade e estilo de vida, onde não pode faltar sentimento e emoção. Contudo, “repara bem no que não digo.” A comunicação escrita tem dessas.

eu

15 thoughts on “O começo de tudo…

  1. Luh

    Amei a ideia da escrita da fotografia, o seu blog é isso a escrita da foto, mas no instante em que visualiza a cena até o click disparado. Com toda certeza serei assídua por aqui, amo o pensamento escrito, fotografado, musicado. Afinal trabalho com a emoção humana e estou sempre reaprendendo a olhar as pessoas de formas diferentes. Parabéns por ter dado vida a seu sonho. Carinho Luh (Filha do Vento).

Leave a comment