“Que câmera comprar?”

“Que câmera devo comprar?” Provavelmente este é um dilema de 9 entre 10 aspirantes à fotografia. Vejo esta pergunta em fóruns de discussão na web, em sites, blogs, em roda de amigos e eu mesma já recebi alguns e-mails pedindo ajuda sobre esta decisão que precisa bem acertada, afinal- falamos sobre 4 (ou mais!) dígitos.

Vamos combinar uma coisa e que fique claro na cabeça de todos: o custo é alto, isso é um fato. Levando em consideração o salário mínimo brasileiro, é um investimento que precisa ser bem pensado, pois não haverá espaço para futuros arrependimentos. E para isso, volto àquela palavrinha que precisa estar sempre presente junto com quem pretende entrar neste meio: estudar.

Pesquisar custo X benefício, estudar suas possibilidade de investimento inicial, procurar saber opiniões de outras pessoas mais experientes (foi muito importante pra mim!), e até mesmo onde e como será comprado. No exterior!? As taxas compensam!? Ou talvez o preço superior no Brasil compense a garantia da máquina!?  Em quanto tempo terei o retorno deste investimento?!

Pois sinto muito decepcionar vocês, mas é algo muito pessoal. Darei apenas meu ponto de vista baseado em minha experiência única e individual (como tudo o que pretendo expressar por aqui) e diante dele, tirem suas próprias conclusões!

Quando decidi começar a estudar fotografia, terminei meu primeiro curso no Senac Rio e pensei: “E agora?!” Tive um ótimo mestre, mega experiente, sempre disponível, generoso, paciente, sempre pronto para atender toda e qualquer dúvida.  Ele usava uma Nikon,  obviamente profissional, Full Frame (e eu nem sabia o que significava isso!). E eu, humildemente brincava com minha Sony H50. Antes do próximo curso, já agendado, pós a introdução à fotografia, precisava de uma DSLR*. Mas estava passando por questões financeiras complicadas, e precisava escolher; pagar os cursos e workshops, ou “A” câmera. E como “A” câmera não seria nada sem a técnica,   praticamente uma Ferrari com motor de fusca, optei pelos cursos.

É piegas meus caros amigos, mas devo dizer. Sua câmera jamais fará a fotografia, e sim a mistura de seu olhar, sua perspectiva, com o aprendizado técnico e bom manuseio dos comandos da câmera. Que fotógrafo nunca ouviu: “Nossa, que foto linda! Sua câmera é maravilhosa!” Eu escuto SEMPRE. E já passei da fase de me sentir ofendida, hoje em dia eu sei que é somente falta de informação e um tanto de inocência. Afinal, ninguém é obrigado a saber do que se trata ISO, diafragma, obturador e afins. Há alguns (poucos) anos atrás, isso me soaria como grego e não parte de mim como é hoje.

Partindo desse princípio, escolhi uma Nikon considerada semi-profissional, embora vendida como profissional, por ter todos os recursos de uma câmera completa. Dei meus primeiros passos com ela, fui muito feliz nos meus cliques, aprendizados, mas chegou um momento em que eu necessitava de mais. A grana continuava curta, afinal sempre priorizei os estudos, continuava investindo em workshops, alguns bem específicos (falarei sobre eles depois). Nunca quis ser daquelas que compra uma DSLR e se autointitula fotógrafo. Não. Qdo me disponho a fazer algo, quero que seja bem feito. Nem sempre fazemos gol, mas o objetivo principal é o chute em direção à rede.

1 ano se passou. 12 longos meses. Foi o tempo de amadurecer a idéia, buscar minha verdade e então dei uma reviravolta. Me apaixonei por Canon! Caso vc esteja iniciando neste mundo, ou seja um mero expectador, fique sabendo: há uma guerra sem fim entre Nikonzeiros X Canonzeiros. E para mim, é tudo ba-le-la, beira o ridículo, pois ambas são equivalentes. Fui chamada de “traíra” e “vira casaca”, vejam só! Tudo na base da brincadeira é claro. Mas eles tem razão. No fim das contas, esta rivalidade não faz sentido. Sabe a briga entre Pelé e Maradonna!? Então… [risos!] Mas segui meu feelling e digo com orgulho que sou Canon de coração!

No fim das contas, a grande verdade é que tudo vai depender da escolha de sua lente. Em algumas situações, a câmera será uma coadjuvante. E esta escolha, vai de acordo com seu foco na fotografia. O que vc pretende fotografar!? Estúdio!? Externas?! Paisagem!? Moda!? Still!? Crianças?! Eventos?! A fotografia é tão ampla, nos traz tantas possibilidades, os caminhos são tão infinitos, que esta pergunta “Que câmera comprar?”, nem deveria ter resposta. Não exata. Portanto, bato novamente na tecla: continue estudando! A SUA resposta virá. Mais cedo ou mais tarde, como veio para mim.

*DSLR: digital single-lens reflex

Image

Eu e minha 1ª câmera, a Nikon D3100, clicada por uma grande amiga em uma tarde fotográfica.

3 thoughts on ““Que câmera comprar?”

  1. Mari, comprei uma câmera Canon EOS Rebel T3 -lente objetiva 18-55mm, para fazer fotos de objetos para o nosso site ( http://www.gamelapresentes.com.br ) .Percebo que esta lente não é a ideal, você pode fazer a gentileza de me sugerir que tipo de lente devo usar para este tipo de trabalho (stil)? Muito grata!!! Beijos, Fátima.

    1. Oi Fátima!

      A clássica e queridinha 50mm f/1.8 pode ser uma boa pro tipo de fotografia que vc quer fazer. E o custo X benefício é ótimo.

      Ou até mesmo a 100mm f/2.8. São lentes fixas e uma grande angular pode distorcer a imagem do produto a ser fotografado, por isso o ideal é uma outra distância focal. Uma boa abertura (como estas duas citadas acima) é fundamental para dar profundidade de campo. Acredito que a sua 18-55mm seja 3.5/5.6 né, o que reamente não é o ideal para o que vc pretende.

      Essa é só uma opinião pessoal! Vale pesquisar, comparar e até testar de terceiros, pq não?!

      Grande abraço!

      Mari.

Leave a comment